segunda-feira, março 26, 2007

Nota do Autor | a estrada...

Estes são os últimos passos do Prof. Risonho em terras de sua Majestade a Rainha de Inglaterra...

Aos visitantes peço desculpa pela ausência prolongada e novidades no blog. A verdade é que tenho estado embrenhado no desbravar dos últimos quilómetros da selva que está à minha frente para depois poder edificar um monumento aos deslumbros que possam surgir (será que isto faz sentido?). Espero até ao final do próximo fim de semana poder brindar-vos com mais uma aventura do Gudo assim mais especial. Como diria o outro, quem espera sempre alcança!!!

A aventura reside, não no mergulhar no conhecido, previsível e controlável, mas sim no respirar dos contratempos e tons dissonantes que marcam esta bela melodia que é a vida!
Eu

E no final, quem sabe, teremos um Musical digno de um céu estrelado e uma Dona Lua sorridente!!!

domingo, março 18, 2007

Nota do autor | Brevemente o trailler vem aí...

04.10.04|912|04.04.07
A história não contada do nascimento de um deslumbro,
quando do céu caem pozinhos prlim pim pim...

Porque há viagens que só têm um um bilhete de ida...
Ida? Para onde? Para onde nasce o brilho que ilumina o ar que respiras...

Por enquanto fica o suspense de um deslumbro... of a never ending story :)

quarta-feira, março 14, 2007

Nota do Autor | Partilhas....

Publicidade à parte, aqui está algo que me tirou as palavras que um dia eu queria bradar por aí, porque parece que às vezes nos esqueçemos o que é a vida! Só ainda não me surgiu a oportunidade e a ideia, o conceito está lá... parar um pouco e meditar se não é isto que todos queremos!!!



Vale a pena parar um pouco para respirar e 'revolucionar' o mundo!!!

segunda-feira, março 12, 2007

O Pinguim Martin

Eeehhhh! Pum ptxi pum ptxi pum pum pum!!!
E foi assim que me apareceu o Pinguim Martin, o pinguim que bate palminhas para mim! Andava eu pelo mundo a ver o que acontece e o que deixa de acontecer por entre as sombras e as luzes dos dias, quando começo a ouvir o som que parecia ser uma festa ou uma claque daquelas bem alegres. Vou-me aproximando e noto que é um só que faz o arraial todo. Ele vinha em direcção a mim com a alegria toda, era o Pinguim Martin. Gostei do seu cantarolar e da alegria que transpirava por todos os lados! Da barriga fazia pandeireta, dos pés uns batuques, das mãos umas castanholas e do bico uma canção estimulante que só apetecia saltar, rodar de braços abertos, sorrir e correr para onde se quer chegar como se toda a energia estivesse concentrada em nós. Ao chegar junto de mim perguntou "Ei guapito, qual é o teu nomezito?" ao que eu muito timidamente, mas com um sorriso nos olhos, respondi "Gudo!". Mal digo o meu nome ele começa a cantoria e a folia "Vai Gudo, vai Gudo! Basta acreditares que consegues tudo! Se te faltarem as forças chama por mim o Pinguim Martin que bate palmas assim, e vais ver que chegas ao fim para os dois fazermos um festim! E sem dares conta já te estás a juntar a mim a cantarolar e a saltar no capim!"
E não é que foi mesmo?! Estava ele neste frenezim e dei eu por mim a juntar-me à festa a saltar e a assobiar numa alegria que contagiava. Ele dançava tanto que aprendi uma série de passos de dança divertidíssimos que mais pareciam rituais que faziam nascer uma força enorme dentro de nós. Passámos ali o dia todo até o sol se pôr sempre sem parar, num ritmo que nunca abrandava. Quando já estava a ficar escuro o Pinguim Martin despediu-se e disse que tinha que ir bater palminhas para outras bandas para ver se contagiava mais gente.
Por incrível que pareça, depois de tanta alegria e cantoria, não fiquei minimamente cansado. Soube tão bem! Se calhar quando estamos tão empolgados, com tanta força e genica não nos lembramos do cansaço que às vezes o nosso balão diz que sente que na verdade só precisa mesmo é de tirar o nevoeiro da frente e fazer o sol brilhar para iluminar o nosso caminho e o palco onde podemos ser as estrelas...e no fim deslumbrarmo-nos!

Este post é em agradecimento a todos os Pinguins Martin que se têm cruzado por mim nesta altura que bem tenho precisado dessa força, em que parece que já se vê uma luz ao fundo do túnel (laranja, claro :D). Peço desculpa mas o cansaço não deu para fazer algo melhor. Mais uma vez OBRIGADO!!!!

quarta-feira, março 07, 2007

Nota do Autor | Nota do dia!!

Ora muito bem! Esta poderia até ser uma nota pasteurizada mas gosto das coisas frescas, por isso, é mesmo uma nota do dia (AHAHAHAHAHAHAH! que raio de humor uma pessoa arranja nestas alturas!). Então o pensamento é o seguinte e que serve muito bem para várias ocasiões (e talvez o Gudo venha a revisitar este pensamento!): Se as coisas não correrem como o esperado, de que vale entrar em parafuso? Entrar em parafuso só trará tristeza, fraqueza e falta de lucidez para resolver as coisas. Porque se formos a ver, o que correu mal, já foi e não há nada que se possa fazer para alterar. Tem-se é que partir daí para o que vem a seguir da melhor forma possível e sempre com o brilho nos olhos (desculpa Ves sei que não gostas da expressão mas é o que fica bem aqui :p) como se nada nos abalasse.
Pronto esta é a partilha de hoje, pode ser que seja útil a mais gente!! É que isto de se fazer ciência é quase tão exigente como ser Ninja ou Buda. Uma pessoa para além de desenvolver 'skills' (agora não me ocorre a tradução correcta mas o google diz habilidades!) mentais, tem que conquistar algo que se divide em paz, serenidade, paciência e resistência às tempestades... ah e convém o bom humor porque esse estimula muita coisa cá dentro :)

Deixo-vos com o Backkom que quase que está ao nível do Scratch. Quando acabar a tese vou passar umas grandes férias como ele num Oásis e que muito provavelmente serão tão emocionantes como as do Backkom, dados os azares que o perseguem! Acho que encontrei alguém com a mesma sina que eu :D estes azares só mesmo para rir, enjoy!!!

segunda-feira, março 05, 2007

Nota do Autor | Dúvida existencial...



Esta é a minha dúvida "Am I thinking or sinking??' Haja bom humor para viver :D

Desculpem a frequência destes devaneios mas o tempo para voltar ao estado normal tem sido muito pouco! Espero em breve, poder brindar-vos novamente com uma aventura do Gudo e voltar à sua regularidade :)

quinta-feira, março 01, 2007

Nota do Autor | O louco

Temo que esteja possuído por várias personalidades, uma das quais seja meia louca (mas saudável, não há motivos para PÂNICOOOOOOOOO!!! AAAAAHHHH). Está tudo controlado :)
Tão controlado que cheguei a duas conclusões fantásticas que gostava de partilhar convosco.
1. O Humor | esse é definido por uma função de base em seno do universo R (realidade) assim temos que => f(Humor)=sen(resultados/sono)

2. Xonézice | acho que à luz do que aconteceu com o Songoku no Dragon Ball onde ele conseguia atingir o estado de Super-Ultra-Hiper-Mega Guerreiro, eu descobri o mesmo mas para o estado de Xonézice. Assim, quem estiver interssado em saber como é que lá se chega podem falar comigo para dar uns workshops assim que eu estiver desempregado!!! Nem imaginam os poderes com que se fica quando chegamos a esse nível :)

3. Química | não se deixem levar pelo Matrix (apesar de os filmes serem giros), mas nós somos Química e não Zeros e Uns.

4. Como podem ver tinha dito que tinha chegado a 2 conclusões e já vou em 4 por isso acho que o próximo passo é ser político!! Quem vota em mim?

Um bem haja muito muito grande a todos vocês que têm uma paciência enorme de ler os devaneios desta alma que é só mais uma no meio da multidão, mas que ó menos tem um casaco cor-de-laranja!!!


future's bright, future's orange

Nota do Autor | A vida (post com o Alto Patrocínio do Prof. Risonho)

Independentemente das tendências religiosas, políticas, económicas, sociais, morais ou mesmo do que, pesando isto tudo, se votou na questão da despenalização do aborto há uma coisa que gostava de partilhar... chama-se vida! Para isso, proponho-vos antes de mais que vejam este vídeo que se segue...



Eu, como biólogo que o sou (pelo menos o diploma diz-que-é-uma-espécie-de-biólogo), gostava de assentar aqui uma ideia que se calhar a maioria de vocês já a tem, mas por vias das dúvidas nunca é demais lembrar. Como devem ter ficado com a ideia pelo vídeo, a partir do momento da fecundação (em que o 'girino' entra dentro da 'bola de futebol farfalhuda') uma nova vida começa. Aliás, a vida antes disso já existia porque, antes de haver aquela fusão de duas células elas próprias já carregavam consigo uma vida que já vem de há uns largos milhões de anos de evolução. Então, a partir desse tal momento da fusão começa o espectacular... um processo extremamente cronometrado e determinado a formar um novo ser com todas as suas características, com todos os seus dons, com tudo aquilo que trará ao mundo. A mãe natureza é tão sábia (bem mais que nós apesar de pensarmos o contrário), que ela própria criou mecanismos de, caso alguma coisa corra mal no processo de desenvolvimento, eliminação do ser. Isto é tudo de forma muito breve, mas só para dizer que não percebo muito bem como é que há quem diga que a vida só começa às 2, 12, 24, etc... semanas. A vida ela está lá desde o início, todo esse julgamento somos nós, como seres humanos que somos, que o fazemos (e temos que admitir que muitas vezes nos enganamos).
Eu nas incursões do meu trabalho, tirei uma foto a um núcleo de uma célula que poderia muito bem ser uma das nossas, poderia ser mesmo a que no início estava sozinha e nos deu origem... e que até nos permite estar aqui a escrever ou a ler (um pouco enfadados vá) esta divagação. Esse núcleo está aqui ao lado. Tinha este aspecto que muito faz lembrar um coração, e se formos a ver é mesmo 'o coração da vida'. Daqui saem todas as informações e maquinaria que nos põe a pensar, mexer, rir, chorar, saltar, correr, rebolar... Daí que me faça um bocado de confusão quando dizem que a vida só começa sabe-se lá quando. 1001 razões podem-se apresentar para se justificar uma ou outra atitude, mas penso que há que admitir que biologicamente falando (pelo menos para mim) a vida é um continuum e não tem um ponto de início, ela existe!! Como neste coração da vida, como no vosso coração, na vossa vida... a questão de eliminar ou não uma vida isso é história que dá pano para mangas como se costuma dizer.
Mas... é um pouco irónico andarmos para aí a tentar salvar a vida de animais selvagens ou em cativeiro e depois voltamo-nos para nós e achamos que sacrificar um ser é normal, quando poderia ser qualquer um de nós...

Desculpem o tema deste post, mas já o estava para fazer há algum tempo já que é um assunto que, indepentemente das convicções das pessoas, não deixa de ser verdade. Penso que não saiu da melhor forma mas a ideia está lá.
Não se esqueçam que a vida é só uma e que tiveram a sorte de vir ao mundo deslumbrar-se com muitos momentos... toca a aproveitá-los!