domingo, janeiro 21, 2007

E o muro foi abaixo!

Estava mesmo ansioso para chegar ao muro e dizer o que a estrela-do-mar me ensinou. O que será que ía acontecer? Estava em pulgas para saber o que é que a mensagem no muro realmente queria dizer com 'abrir esta porta vai-te fazer leve e solto'. Apressei-me e fui a correr de volta à casa das portas para encontrar o muro que me lançou o desafio. Ao chegar, dei conta que não sabia o que tinha que fazer para que o muro soubesse que eu já tinha descoberto a chave de 5 pontas que existe dentro de mim. Então, parei um pouco e pensei... pensei mais um pouco e... fez-se luz! Decidi escrever no muro em resposta ao que lá estava antes. Depois de me inspirar um pouco pus a minha mãos à obra e escrevi
Nos olhos, na boca, no nariz, nos ouvidos e na pele
É um pouco do mundo que entra e me faz sentir
As cores dos sons, a suavidade dos sabores
Os perfumes do caminho que esta porta me vai abrir!
Mal acabo de escrever no muro ele desmancha-se e do outro lado apenas se vê um céu azul e suspenso no ar uma mochila com umas asas. Os meus olhos até brilharam quando a viram, a mochila com asas!! Fui num abrir e fechar de olhos apanhá-la e espreitar para ver o que tinha dentro. Dizem que para percebermos melhor as coisas temos que olhar por dentro, que é aí que encontramos a verdade. E no caso da mochila tinha uma mensagem para mim que dizia 'Neste caminho, todas as sensações estão à flor da pele, tudo te vai parecer intenso e imenso, como se cada dia que estivesses a viver fosse o único (e que realmente o é) e não te restasse mais nenhum. Mas, no meio de tantas sensações podes ter 2 alturas em que precisarás de ser leve e solto para dar um passo atrás e então te deslumbrares com o que estás a viver e ou então teres tempo para respirar fundo e pensar no que fazer a seguir. Põe estas asas às costas! Assim, que as vestires, elas vão-se tornar invisíveis mas vão estar sempre lá. Quando precisares, elas aparecem e vão-te proteger, aconchegar, ajudar a combater, levar a planar para veres as coisas com outros olhos e as sensações todas fiquem mais claras.'
Acho quem nem preciso dizer que fiquei com um sorriso rasgado na cara! Agora tenho asas!!!! Não vejo a hora de elas me levarem mais alto. Realmente, se calhar ter asas é uma grande ajuda porque por vezes andamos demais na terra, com os olhos pregados ao chão sem ver mais do que um palmo à frente dos olhos e não nos apercebemos do que se passa à nossa volta tanto de bom como de mau. E há alturas em que é mesmo preciso dar um passo atrás para sentirmos o que nos rodeia e podermos pensar no que fazer a seguir ou pura e simplesmente sorrir de deslumbro... e eu agora deslumbrei-me com as asas!

notas | 1. este post teve um pouco de inspiração numa música dos GNR (Asas eléctricas) e num filme Japonês do Takeshi Kitano 'Verão de Kikujiro' | 2. se não tiveres nada que fazer na próxima 6ªfeira dia 26 de Janeiro de 2007 pelas 21h, passa no Centro Cultural de Esgueira (perto do Pelourinho) e terás oportunidade de te deslumbrares com alguns sons e cores que deslumbram o Miguel e o Gudo, concerteza que valerá a pena!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

A chave de 5 pontas

Aquele muro deixou-me intrigado. Não tenho feito outra coisa se não pensar no que ele queria dizer com a chave de 5 pontas. Já dei volta à cabeça, ao balão e a tudo o que vai cá dentro e não encontro nenhuma chave de 5 pontas. O que é que ele queria dizer com "a paz instala-se quando descobrires a chave de 5 pontas que existe dentro de ti. Cada ponta leva-te a deslumbrar e sentir o mundo."? Eu quando busco paz vou para a praia ver o mar, as ondas a ir e a vir, a maré a subir e a descer, o vento a trazer e a levar a maresia. Fecho os olhos e apenas me deixo levar pelo aconchego. Aí consigo sentir a paz interior! E desta vez fiz isso mesmo. Vim para a praia apreciar um pouco dessa paz. No meio do deslumbramento de paz, noto que à minha frente estava a passar uma estrela-do-mar e lembro-me outra vez do que dizia no muro. Decido começar conversa com ela para tentar saber se me podia ajudar. Expliquei-lhe então o enigma que tinha aparecido no muro e ao fazer isso reparo que ela tem 5 pontas. Pensei para mim: "Nem de propósito! Ele deve saber a resposta a este enigma porque ela própria tem 5 pontas!". Quando eu termino de explicar o que estava escrito no muro, ela responde-me: "É bem verdade! Dentro de cada um de nós existe uma chave de 5 pontas. Essa chave abre-te para o mundo, mas também te pode fechar sobre ti mesmo, consoante a maré, como o mar, esteja cheia ou vaza. Cada ponta mostra-te algo de insubstituível, que só pode ser deslumbrado daquela forma e de mais nenhuma! Eu tenho-as em cada uma das minha 5 pontas. Numa sinto a doçura dos sabores, noutra ouço as melodias tanto do silêncio como das músicas que o mar canta, também há o perfume da maresia que me traz sempre arrepios de alegria, o deslumbro das cores que me enchem os olhos e por fim a sensação de suavidade quando pegam em mim e me abraçam! Cada uma destas pontas é importante para que o mundo entre cá dentro de todas as formas possíveis. Por vezes, as pontas confundem-se um pouco quando se misturam as sensações e não se sabe se é uma melodia que sabe bem ou se um perfume que aconchega. Podes ter muitas combinações, mas todas são importantes. Elas ajudam-te a abrir essas portas que te aparecem à frente que por vezes não são muito fáceis de abrir. Mas assim que souberes controlar todas as sensações, essa chave ficará a brilhar dentro de ti a guiar-te e a levar-te àquelas novas sensações que te enchem o balão mais e mais!'
Fiquei pasmado com a estrela-do-mar. Como é que eu não tinha pensado nisto antes? Será que só eu é que ainda não me tinha apercebido disso? Se calhar temos dentro de nós uma estrela-do-mar a brilhar e a guiar-nos pelas sensações de todos os dias. Por vezes, se temos a maré cheia, o brilho dessa estrela apaga-se um pouco e não sentimos muito o mundo... a paz! E quando a maré está mais baixa conseguimos respirar à tona e arrepiarmo-nos com cada ponta da estrela que sente o mundo que nos rodeia. Uau! Isto sim! Descobrir isto, que deslumbro. Será que o resto das pessoas sabe que tem essa estrela dentro delas? Espero que sim!
Fiquei tão distraído nestes pensamentos que nem dei conta da estrela-do-mar
ter-se despedido. Espero que não tenha levado a mal. Gostava muito de lhe ter agradecido. Como a vida é quase de certeza que hei de me cruzar com ela novamente. Vou a correr ao muro para dizer que tenho a resposta!!! Que porta é que me abrirá?

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Nota do Autor

Olá a todos os que visitam o blog do Gudo e das suas histórias! Venho aqui pedir desculpas pela escassez recente de novas aventuras, mas o tempo tem apertado e na fase em que me encontro do trabalho não tem restado muito tempo para dar vida e continuidade aos pensamentos do Gudo (eles andam cá, só não têm tido é tempo para se passar para os desenhos). Sinto-me profundamente grato a todos quantos, pessoalmente ou pelo blog, me têm mostrado um sorriso de entusiasmo, dando-me ainda mais ânimo para continuar. Peço assim, a todos os que vão seguindo, de uma forma ou de outra, as aventuras do Gudo, que perdoem esta falta de tempo (temporária), na esperança que daqui a poucos meses volte ao normal e o Gudo possa voltar a contar a bom ritmo os seus deslumbros (ele vai continuar a aparecer só que mais espaçado no tempo).

O meu profundo obrigado a todos e até já,
Miguel

ps - para isto correr bem, o mundo tem que estar a torcer por mim, assim pedia que colocassem as vossas máquinas da roupa também a torcer por mim :D (desculpem o devaneio)