sábado, fevereiro 17, 2007

O Professor Risonho e as suas invenções

Foi nas minhas voltas e viagens que conheci o Professor Risonho! E que risonho que ele era. Sempre que se fazia uma pergunta ele arreganhava os dentes e mostrava o seu sorriso como se a resposta fosse a mais simples do mundo. Se calhar a resposta a todas as perguntas que normalmente fazemos é mesmo bastante simples e nós é que temos o hábito de complicar tudo.
Ele estava sempre disponível para ouvir as perguntas, por mais esquisitas que fossem. Ao ouvi-las, respondia a falar muito rápido, mas, parava muitas vezes e fazia sons um pouco estranhos... como se estivesse a tentar embalar o pensamento para conseguir explicar as coisas com mais clareza. Tanto quanto percebi, ele está sempre a fervilhar invenções e desta vez estava completamente em pulgas com a sua nova invenção, o Tás-aqui-tás-ali. E claro, quis logo explicar-me o que era o Tás-aqui-tás-ali. Eu estava na altura muito surpreso a olhar para aquilo que me parecia um mapa mundo. Ele ao aperceber-se, começou: 'Estás muito enganado! Este objecto não é um mapa mundo simples. Ele é só um exemplo em ponto grande do Tás-aqui-tás-ali. O real cabe na nossa mão. Ele permite que as pessoas em segundos consigam viajar de um lado para o outro, à distância de um dedo. Quando recebo as encomendas dos Tás-aqui-tás-ali, as pessoas dizem-me os destinos que pretendem. Logo logo, faço dois mapas definidos pelo mesmo canal de sintonia. Assim, imagina se duas pessoas estiverem longe mas possuirem os Tás-aqui-tás-ali ligados pelo mesmo canal da sintonia, em segundos podem encontrar-se bastando para isso um dedo. Eles pegam no mapa fecham os olhos e percorrem o caminho até se encontrarem. Ora estão aqui, ora estão ali. É tão rápido que até faz os balões encherem mais rápido e leva-nos a voar!! Modéstia à parte, esta deve ser, a seguir ao sorriso, uma das melhores invenções de sempre! Já viste o que é conseguir acabar com aquele bichinho que às vezes vai roendo as pessoas por dentro, chamado saudade? Espero que venha a ajudar muita gente!!!'
Fiquei mesmo deslumbrado com tanto amor à invenção que à primeira vista parecia não passar de um simples mapa. Com o Professor Risonho tudo parecia mais simples e, mesmo aquelas dificuldades que encontramos todos os dias pareciam também não existir, como se tivesse sempre resposta e solução para tudo. Foi mesmo bom conhecer o Professor Risonho e esta sua invenção. Tenho que passar cá mais vezes para ir ficando a par das suas invenções. Pode ser que uma ou outra até me possa ser útil... quem sabe?! Como ele era uma pessoa que parecia que tinha fernicoques no corpo e não parava quieto disse que tinha que ir trabalhar na sua próxima invenção. Mas antes de se despedir sussurrou-me: 'Tudo na vida precisa de ser cuidado e regado como um jardim. Ah e também não fica mal de vez quando semear novas ideias, não fossem elas que fazem mover o mundo! Sorrisos precisam de ser regados para que não virem tristezas, pensamentos precisam de ser cuidados para que não virem abismos e ideias precisam de ser luminosas para que vejas o caminho à tua frente!' Não é preciso dizer que o Professor Risonho disse isto com um enorme sorriso na cara que acabou por me contagiar e ao mesmo tempo também me deixou a pensar em tudo o que contou... haja sorrisos, haja invenções, haja deslumbros!

To Chris and Ana, because distance can be short when other things are greater. Just play your songs in the same frequency, it's easier :)

4 Suspiros:

Blogger Mariana suspirou...

Para ser sincera não percebi este texto :$

Mas deixo um beijo na mesma =P

*bjufas

fevereiro 17, 2007 5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo suspirou...

Porque mesmo as mentes cientificamente deformadas se deixam por vezes abater ao enfrentar questões aparentemente complicadas...
Obrigada, Miguel... por não me deixares esquecer que todos os problemas têm solução!
Bem haja o Tás-aqui-tás-ali :)

Um abraço forte
Ana

fevereiro 18, 2007 12:28 da manhã  
Anonymous Anónimo suspirou...

Dizes que o Professor Risonho recebe encomendas do Tás-aqui-tás-ali... Tens que me dar o contacto! :)

fevereiro 18, 2007 3:50 da tarde  
Blogger Ondina suspirou...

Eu ouvi dizer que esse professor anda a estudar um novo projecto inventivo. Não digas a ninguém, porque ainda não está divulgado, mas chama-se "tás-aqui-tás-cá".
bjinhos grandes

fevereiro 18, 2007 5:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home