quinta-feira, abril 26, 2007

A menina dos olhos claros que vivia dentro de um poço bem escuro

Era já noite! Até que estava uma noite bem agradável, daquelas primaveris em que se anda na rua e se saboreiam no ar todos aqueles sentidos misturados das cores e dos perfumes, em que se sente o calor humano das pessoas que são pessoas e os sorrisos.... ui esses nem se falam! Começo a achar que são um bom motor de encher o balão das pessoas!! Lá ía eu a andar. Um passo atrás do outro, um pensamento à frente do outro, entre os verdes das ervas e o azul escuro do céu, sempre com a companhia de uma ou outra nuvem que me iam seguindo. Quando dou por ela está um poço à minha frente! Não era um poço normal. Era um daqueles poços bem fundos, assim tão escuros que não se conseguia adivinhar o fim. Mas o que me chamou a atenção, foi que no meio dessa escuridão toda surgia um brilho bem bonito que quase nem era preciso ver para sentir que ele estava ali. Era o brilho dos olhos de uma menina, a menina dos olhos claros. Não fossem os meus bichos carpinteiros pôr-se à frente da minha timidez não teria espreitado lá para dentro. Mas lá fui eu e espreitei. "Olá!" disse a menina dos olhos claros. Corei e respondi "Olá!" como estava muito intrigado perguntei "O que fazes aí dentro? Desse poço tão fundo e tão escuro?" Acho que ela demorou um pouco a responder, mas estava tão deslumbrado com o brilho dos olhos (ah! e também do seu sorriso escondido) que nem dei pelo tempo passar. Mas, daí a pouco ela respondeu "Eu vivo aqui. Puseram-me aqui há muitos anos e já estou tão habituada que não sei se quero sair. E olha, até acho que mesmo que eu quisesse ir aí para cima não ía aguentar muito tempo. É claro demais e eu já não sei viver com toda essa luz. Ainda fico cega!" Esta resposta deixou-me um pouco sem saber o que dizer a seguir. Estava um confuso porque não compreendia como é que ela gostava de estar ali no escuro sem ver a luz do dia.
Mas perguntei "Desde que foste aí para dentro alguma vez tentaste vir cá acima?". Ela prontamente me respondeu "Não!". Agora é que eu já não estava a perceber nada. "Mas és feliz aí em baixo?" perguntei eu. "Bem... acho que não! Passo os dias sozinha. Quase não passa ninguém aqui para falar comigo. Mas eu não quero sair daqui!", respondeu a menina dos olhos claros. Aí os olhos dela baixaram e o brilho desapareceu. Fiquei a remoer o que ela me disse e não conseguia chegar a nenhuma conclusão. Mas lembrando-me das histórias que a Dona Lua me vai contando resolvi dizer "Sabes? Às vezes, ficamos na escuridão porque temos medo do que a luz nos pode mostrar e já estamos tão habituados a isso que não temos força para mais. Mas a verdade é que o que a luz nos mostra é o desafio que temos que enfrentar. E não é da luz que se tem medo mas do desafio. Daí o querer ficar no escuro! Tu com esse tamanho brilho que transbordas, fazes falta cá em cima. Não o deves guardar só para ti, mas sim partilhá-lo e ajudar alguém a brilhar também! Se para já a luz do dia te faz confusão começa a vir cá acima durante a noite quando a Dona Lua vai lá alta e depois aos poucos vais conseguindo ficar por cá até que chegas à conclusão que vale a pena mostrares esse brilho e já não vais querer outra coisa!!! Vais dar por perdido o tempo aí dentro do Poço porque aqui há coisas bem bonitas para ver e te deslumbrares... ou mesmo esse teu brilho deslumbrar outros! Será que te consegui convencer?" A menina dos olhos claros, ergueu de novo olhos para cima num brilhar tal que até eu brilhei. Aí ela respondeu "SIM!" levantou-se e deu-me a mão para a puxar dali para fora. Tirei-a de lá e passámos a noite a falar sobre os brilhos, trilhos e mais brilhos, mas estes outros que não os dos olhos, mas os das estrelas que se viam no céu... e que deslumbro! Fiquei com a sensação que estava ao lado de uma estrela mas cá em baixo! Será possível?

A vida dá muitos treinos e um deles é o da dor. Como numa dura batalha em que nos superamos, depois de a dor passar, a força é bem maior que aquela que tinhamos antes da dor surgir. Talvez daí venha a expressão 'há males que vêm por bem!'

2 Suspiros:

Blogger Mariana suspirou...

Um beijinho Miguel.

maio 02, 2007 7:02 da tarde  
Blogger  suspirou...

podem vir mil e uma musicas mas ''A carta'' será sempre uma das favoritas! =D *

maio 13, 2007 10:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home