sábado, dezembro 02, 2006

A Quinta da Amélia

Desci eu a encosta da montanha e dei de caras com uma quinta. A Quinta BB7! Bela e Bonita 7 dias por semana!!! Percebi logo à primeira vista que era um sítio especial e diferente do resto que já tinha visitado. Decidi entrar para sentir a alegria que saía de lá de dentro e num instante fiquei contagiado. Tudo parecia ter uma melodia, tudo parecia ter um poema daqueles que nos tocam mesmo que sussurados, tudo parecia inspirar qualquer alma. E no meio desta mistura de sensações dei de caras com a Amélia, a ovelha cantora. Ela estava ali sorridente a olhar para mim e com as goelas abertas prontas a soltar notas que pareciam soprar directo ao balão para nos fazer subir. Eu um pouco envergonhado por ter entrado na quinta sem ter pedido permissão decidi dizer um Olá muito engasgado. E ela nem uma seminima de pausa deu e começou a cantar:
'Olá lá lá lá, como estás tás tás tás?
Eu sou a Améli li li li aaaa!
Benvindo à quinta Bela e Bonita 7 dias por semana na na na.
Passo os meus dias a cantar e nos meus instrumentos a tocar ar ar ar para que quem trabalha fique alegre gre gre gre. Do semeador ao apicultor tor tor tor, da enchada ao tractor, do pinheiro ao ribeiro ro ro ro. Nos meus sinos o concerto é ao meio dia ia ia ia e nas minhas cordas ao fim do dia ia ia. Se te quiseres a mim juntar ar ar ar trás a tua voz e vem comigo cantarolar ar ar ar. Para cima e para baixo, para um lado e para o outro, de meio em meio tom tom tom vamos fazer do som o perfume das flores raiar de cores, das melodias do sorrir fazer o campo florir ir ir ir. Há até quem diga, quem canta anta anta anta seus males espanta anta anta anta! Eu te digo que isso não só é verdade ade ade ade como também os males dos outros afugenta enta enta enta! Por isso, toca a saltar e pôr essas cordas vibrar. Lá lá lá lá lá....'
Fiquei deslumbrado com tamanha energia. A energia da música, de uma música que entra dentro de nós e toma conta dos nossos membros e que em 3 tempos nos põe ritmados da cabeça aos pés. Enquanto os meus pés não paravam de bater lá consegui responder:
'Eu sou o Gudo, barrigudo e narigudo. Estava a descer a encosta e alguma coisa me atraiu para esta quinta. Ela é mesmo bela e bonita 7 dias por semana, desde os tons das cores aos das músicas que daqui saem. Obrigado pelo convite! Já me conseguiste contagiar com as melodias e não consigo parar de bater o pé. Talvez seja isso mesmo que no fim os males espanta. Eu quero, posso e mando no que os meus olhos vêem, se deslumbram e sonham e bato o pé para lançar a voz mais longe e que todos sintam a energia destes meios tons que da voz saem.'
A Amélia ouviu isto sorriu e foi aos saltos para as suas cordas e começou o concerto do fim do dia. E que deslumbro foi esse concerto. Parecia que as notas desenhavam o pôr-do-sol e falavam as cores todas que se viam no ar. Era mesmo isto que estava a precisar!! Olha que deve ser mesmo uma alegria trabalhar nesta quinta e tudo deve crescer harmonia quer faça chuva, quer faça sol, quer seja noite, quer seja dia.
Entretanto, com tanta alegria e deslumbro nem dei pela noite cair. Achei que devia levar comigo este encanto para outros lugares. Então despedi-me da Ovelha Amélia que me deu mais um concerto desta feita nos sinos mas tão suavemente que ecoaram pelo caminho que eu iria seguir e que durante horas me acompanharam. Um dia quero voltar à Quinta Bela e Bonita 7 dias por semana para dar eu um concerto com a Ovelha Amélia e cantar melodias bonitas. Bom era que em todas as quintas houvesse uma Amélia para cantar e deslumbrar os espíritos, e espantar os males que pairam muitas vezes sobre eles. E esta energia deve ser mesmo boa, os meus pés ainda não pararam de bater! Acho que já afugentei todos os males e mais alguns, agora é só continuar a cantar e deslumbrar, como disse a Amélia.

8 Suspiros:

Anonymous Anónimo suspirou...

Felizmente não existem Amélias só na Quinta BB7...há umas sempre bem presentes e que nos marcam com as suas melodias e deslumbros...

*xi

dezembro 03, 2006 1:13 da manhã  
Blogger Menina Lua suspirou...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

dezembro 04, 2006 12:55 da manhã  
Blogger Menina Lua suspirou...

(obrigada pelas palavras, Miguel. não sei se ainda encontro desses produtos... tenho ouvido falar, sim, e conheço quem tenha. mas, sinceramente, não me parece que seja pessoa merecedora de tal coisa. ainda assim, obrigada.)

mais um deslumbro e, mais um obrigada, por poder sorrir, sempre que visito o espaço e as viagens do Gudo!... ao menos, isso. :) [*]

dezembro 04, 2006 12:55 da manhã  
Anonymous Anónimo suspirou...

chegasse a música aos ouvidos de todos... como dizia alguém que não recordo agora "os sons, menina, devem ser apanhados pelas asas, em vôo, para que não caiam nos ouvidos dos surdos". E como diz uma grande cantora chamada Chavela Vargas, "se os políticos cantassem, não existiriam guerras". Será? Eu acredito que sim. Parabéns Miguel, adorei.

dezembro 04, 2006 11:54 da manhã  
Blogger Mariana suspirou...

Bons deslumbros cantadeiro =)

*

dezembro 05, 2006 2:10 da tarde  
Blogger Mariana suspirou...

Eu sou assim...cheia de falta de sentido.

Beijinho

dezembro 07, 2006 10:26 da manhã  
Blogger Mariana suspirou...

O simples bem-estar não traz atrelado qualquer tipo de sentimento, ou emoção..

Ou traz?
*

dezembro 07, 2006 6:45 da tarde  
Blogger Mariana suspirou...

Bom fim-de-semana =)

Beijinhos

dezembro 07, 2006 8:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home