domingo, setembro 24, 2006

O Catraio que vivia num castelo de areia

Noutro dia ao passear junto ao mar numa bela tarde quentinha, com o sol ao fundo a fugir para dar espaço à Dona Lua para brilhar, encontrei um castelo feito de areia. Que bonito que era o castelo! Era grande e majestoso! Até porta e janelas tinha. Decidi dar uma espreitadela na maravilha a julgar que tinha sido alguém que tinha passado um lindo dia na praia a divertir-se e a construir o castelo. Ao chegar-me junto dele dou conta que lá dentro se encontrava um menino, um catraiozito. Que faria ele lá dentro? Claro que a minha curiosidade me levou logo a ter dois dedos de conversa com ele a perguntar o que fazia ele. Ao que ele me responde que aquela era a casa dele. Fiquei muito surpreso. Quem é que iria viver num castelo de areia? Ainda mais junto ao mar? Que com as marés tudo deita abaixo e que é preciso todos os dias reconstruir aquilo que se contruiu? Que tolice, pensei eu para mim mais uma vez. Sem eu dizer uma única palavra do que estava a pensar o catraio acrescentou prontamente. 'Deves estar a pensar que não faz sentido nenhum viver num castelo de areia, que pode ir embora com o vento ou que todos os dias é levado pelo mar. Mas aí é que está a beleza, porque eu todos os dias encontro uma maneira diferente de construir o meu castelo, aprendendo sempre com os erros que fiz no dia anterior, fazendo com que de dia para dia ele fique mais forte e bonito. Para além que posso ir variando o seu aspecto consoante as minhas brisas me levem. Só há um pormenor importante que aprendi que é deixar o portão sempre aberto, pode haver sempre alguém que precise de abrigo...'
E mais uma vez, mais valia ter calado a minha mente e chamar tolice àquilo que não conheço. Realmente o catraio tinha razão. É bom não estar conformado, ter oportunidade de todos os dias desenhar um novo castelo cada vez mais bonito e forte para que se possa cada vez acolher mais deslumbros. As marés vão e vêm mas após cada uma delas há uma nova oportunidade no horizonte...

1 Suspiros:

Anonymous Anónimo suspirou...

Bonito. Lindo. Pa nao variar ó Miguel.

E sim, pode estar ao virar da esquina.

[] `*

setembro 24, 2006 12:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home