quinta-feira, agosto 16, 2007

A vida é como uma laranja

Olha que nunca tinha pensado nisso, mas há pouco encontrei um senhor que vendia fruta na praça e decidi conversar um pouco com ele para saber mais sobre como era viver naquele ritmo a distribuir às pessoas as mais deliciosas frutas que existiam, sempre fresquinhas e logo pela manhã. No meio da conversa perguntei qual era o fruto que ele mais gostava e que mais histórias nos contava. Depois de pensar um pouco ele parou, sorriu e pegou numa laranja. Sim, uma laranja! Ao pegar nela elevou-a ao alto e tirou-lhe as medidas como se fosse um alfaiate para fazer o fato mais bonito para o dia da cerimónia mais inesquecível de sempre. Aí, ele começou: "Olha para esta laranja! Vês bem esta cor? É linda não é? Olhamos para ela e ficamos logo alegres como se o dia fosse sorrir para nós e tudo fosse correr bem. Depois da cor sentimos a casca da laranja e aprecia bem. A laranja é mesmo como a nossa vida. A casca é bem dura e amarga, por vezes, quando tentamos descascar a vida para a saborear melhor temos que passar por momentos que nos fazem chorar, como as laranjas por vezes mandam para os olhos um esguicho que até nos fazem fechar os olhos e deixar cair algumas lágrimas. Mas depois disso... Depois disso, só temos é que saborear gomo a gomo e a sua doçura. Talvez um gomo ou outro possam não saber tão bem. Mas eles têm sementes que podemos lançar à terra para que outras pessoas possam saborear e apreciar este bem que é a vida. E que alegre que ela é, nada melhor que a laranja para a representar! A laranja..." Mal ele acabou de falar, eu devia estar com uma cara bem engraçada de tão deslumbrado que estava com esta explicação, porque ele começou logo a rir! Eu retribui a gargalhada e agradeci pelos dedos de conversa que estivemos ali. Ao vir embora, ele ofereceu-me uma laranja para que nunca me esquecesse do que ele me tinha dito. Que história fantástica!!! Vou ter que a contar mais vezes. A vida é como uma laranja...

Para quem ainda não tinha reparado, sou um pouco 'obcecado' por coisas cor-de-laranja. Este é o primeiro deslumbro sobre a cor que até dá mote ao título do Blog do Gudo. Esta é uma cor que me alegra a alma, mas de todo tem alguma conotação política. Desde sempre me lembro de gostar de laranja. Aliás, das lembranças mais antigas que tenho é de fugir da minha sala da creche porque eu tinha ouvido dizer que noutra sala íam dar uns patos e havia lá um cor-de-laranja :) até onde vai a loucura de um bébé :p Deixo-vos com uma artista que me apresentaram recentemente e que me tem feito bastante companhia na última semana. Pela sua originalidade, melodia e mística que envolve toda a sua música para mim torna-se numa revelação surpreendente e "contagiante"! Por isso, deixem-se contagiar também por estas notas e pela cor laranja e vá... sorriam :D



1 Suspiros:

Anonymous Anónimo suspirou...

Laranja é sem dúvida um bela côr... é cheia de vida umas vezes ácida, outras vezes muito sumarenta!!!
E Regina Spektor no seu melhor... Gosto muito dela e de muitos dos seus temas! Boa escolha! Também me faz companhia muitas vezes... Deixa-me bastante cor-de-laranja sumarenta! Lol :D

agosto 21, 2007 5:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home